segunda-feira, fevereiro 01, 2010 Comment1 Comments

Primeiramente, gostaria de me desculpar pela ausência de posts. Nesses últimos dias, meu trabalho tem me tomado um pouquinho a mais de tempo. Por isso, não conseguia escrever muita coisa. Mas hoje, estou inspirado. 

No ensino de língua estrangeiras, há uma seqüência didática que denominamos de ESA. Isso significa “engage, study and activate” (engajar, estudar e ativar). Quando se ensina línguas de maneira comunicativa, essa tríade didática é a que obtém maior sucesso. É também a mais prazerosa para o aluno, pois de maneira dedutiva, ele vai descobrindo os conteúdos. 

Essa seqüência tem muita coisa a ver com a nossa vida. Não parece, mas tem. Pensemos nos amores. Quando gostamos de alguém, a gente fica eufórico, busca informações, quer ver fotos, saber de tudo. Ficamos extremamente curiosos para saber tudo. Após isso, vamos para uma fase de estudo, em que o que mais queremos é entrar em contato com a pessoa, algo como “ficar”. E por fim, quando tudo já vai bem, a ativação prevê momentos românticos que culminam num namoro. 

No trabalho, isso também vale. Namoramos um emprego, nos engajamos para conseguí-lo, estudamo-lo e por fim, o nosso período de ativação que é quando o obtemos. Fazemos de tudo para alcançar nossos objetivos. E é disso que precisamos. 

A cada dia que passa, percebo que as pessoas lutam cada vez menos pelos seus objetivos. Estão desanimando de buscar um futuro melhor, seja na qualidade de vida, no trabalho, no amor. Não vejo mais pessoas interessadas em mudar o seu amanhã. Mas, o nobre leitor deve se perguntar o porquê de tais conclusões. Vejo pelo presente. Ninguém mais faz algo diferente agora. O que se plante hoje, colhe-se amanhã. 

Por isso, vamos nos mexer e buscar uma vida melhor! Começar pelo “engage, study and activate” (engajar, estudar e ativar) já é uma excelente pedida! Só assim, conseguiremos construir um futuro melhor! Beijos e até amanhã!

1 comentários:

Flor de Lótus disse...

O que realmente está faltando nas pessoas, hoje em dia, é amor pelo o que elas fazem e isso, não vale apenas para o trabalho, mas para qualquer atividade que exercemos.
Parabéns pelo texto, mais uma vez!
Beijos

Postar um comentário