domingo, janeiro 26, 2014 Comment0 Comments

Bom, já passa das quatro da manhã e não tenho nenhum sono. O desejo de escrever me fala mais alto e por isso vou fazê-lo. Mr Brightside nunca esteve tão feliz como agora. Basta olhar em seus olhos para constatar. Mas o que seria a felicidade?

As pessoas hoje estão em uma intensa busca pela felicidade. O substantivo feminino vem da antiguidade latina. Como regista o Houaiss, felicĭtas,ātis 'felicidade, prosperidade, dita, ventura'; ver feliz-; f.hist. sXV felicidade, sXV felicidade. É um estado natural do ser humano e pode ou ser permanente. Não há sofrimento, nem júbilo. Eles se transformam em um pleno estado de alegria, ou em boa semiótica, em estado eufórico.

Retomando a Bíblia, Jesus Cristo disse que esse estado da alma só poderia ser atingindo pelo amor em harmonia em todos os níveis, inclusive no da felicidade individual. Já o positivista Augusto Comte enfatizou a ciência e razão como forma de felicidade. Mark, todavia, via na igualdade das classes sociais a forma plena. E por fim, Freud, pai da psicanálise, defendia que todo ser humano é movido pela busca da felicidade. Essa busca pode ser fadada ao fracasso, caso o sujeito não consiga ‘satisfazer’ suas vontades, atingindo felicidades isoladas e parciais.

Na nossa contemporaneidade, um vasto estudo sobre o tema foi publicado semana passada pela Universidade de Oxford. Foram encontrados, como formas de felicidade, capacidade de adaptação a novas situações, ausência de problemas, gostar daquilo que se possui, ser autoconfiante, entre outros.

Agora questiono o caro leitor: o que você tem feito para ser feliz? Será que a sua vida tem se guiado para o caminho ou se está vivendo de microfelicidades? Nunca é tarde para parar e recomeçar. Acredite em você, há chances de ser feliz. Todavia, só depende de você. Trace metas para sua vida. Realize atividades de que sente prazer. Esteja com pessoas que lhe ajudem a atingir este estado.

Não deixe sua felicidade passar despercebida. Só se vive uma vez e as chances de ser feliz não são tão grandes. Agradeço sempre a Deus por tudo que tem me proporcionado e as pessoas que têm colocado em meu caminho. Nunca se esqueça de agradecê-lo! E viva um dia de cada vez, pensando numa meta maior!

Quem quiser colaborar com os pesquisadores, há um questionário bastante interessante e rápido a ser preenchido: http://happiness-survey.com/survey/.

Seja feliz!

0 comentários:

Postar um comentário