domingo, dezembro 14, 2014 Comment0 Comments

Pedir desculpas é uma prática saudável, e muito necessária em qualquer área da vida. Ter a humildade de se reconhecer errado e fazer isso publicamente é importante para qualquer ser humano. Existem algumas situações, porém, em que pedir desculpas é desnecessário ou até prejudicial. Encontrar o equilíbrio entre se desculpar e defender o que você pensa e quem você é é o ponto-chave.

Pensando nisso, o site Lifehack elencou 15 situações ou atitudes pelas quais não se deve pedir desculpas. Eu separei 10, que você pode ler abaixo:

Amar alguém
O mais importante aqui é aqui muitas pessoas no mundo não têm coragem de se arriscar a fazer isso. Se você não é amado de volta como gostaria não é um problema; celebre a capacidade de amar e nutrir esse sentimento, e não peça desculpas por isso.

Dizer "não"
Conhecer os próprios limites e conseguir dizer não diante de coisas que lhe deixam desconfortável não deveria ser algo para se envergonhar. Se você não pode dar 100% de energia no que quer que seja, não há motivos para aceitar fazê-lo. Saber dizer "não" é, portanto, uma habilidade valiosa, própria de um bom líder.

Correr atrás de um sonho
Sonhos impulsionam as decisões mais importantes da vida. Acreditar neles, transformá-los em objetivos concretos e investir na sua realização é uma força motriz poderosa dos grandes visionários. Inspire-se neles e não se limite por medo. Não se desculpe por sair do senso comum para perseguir um sonho.

Dedicar um tempo a si mesmo
Apenas trabalho e nenhuma diversão não é o melhor jeito de viver. Encontrar tempo para fazer coisas que tragam satisfação e alegria é uma forma de recarregar as energias para alcançar sucesso. Jamais sinta culpa por separar tempo para você mesmo!

Suas prioridades
Estabelecer prioridades é fundamental para saber onde se quer chegar. Se as suas são reprovadas por alguém que valoriza, pare, pense criticamente e, se necessário, reveja. Mas uma vez que se tem certeza de que algo é importante na sua vida, que é prioridade, não se deixe sentir culpado. As pessoas que realmente importam e somam respeitarão suas escolhas.

Acabar um relacionamento tóxico
Esse ponto serve para relações amorosas, amizades e relacionamentos profissionais. Se estar com alguém é doloroso e a relação não é saudável, se afastar pode ser difícil, mas é o melhor. Não se desculpe por terminar um relacionamento desse tipo. Entender que é preciso se cercar de pessoas que lhe encorajem e celebrem é importante para alcançar realização pessoal e profissional. Dividir a vida com quem genuinamente lhe aprecia e quer bem é muito mais prazeroso.

Defender suas posições
Nunca se desculpe por fazer o que você acredita, no seu íntimo, ser o certo. É assim que agem os grandes líderes. Seus valores, moral, princípios éticos e crenças espirituais não precisam ser motivo de vergonha, contanto que você seja respeitoso para com os outros.

Não ter a resposta
Estar errado ou não saber de alguma coisa representam a oportunidade de aprender. Essas situações não são motivos para se desculpar. Conseguir admitir que não se sabe algo é uma postura de humildade e força.

Ter expectativas altas
Altas expectativas podem ser problemáticas, se desconectadas da realidade. Quando essas projeções são realistas, porém, e visam tirar dos outros e de você mesmo o melhor possível, os benefícios são inúmeros. Altas expectativas podem ser ótimas forças motivadoras, e demonstram que você se importa.

Dizer a verdade
Pessoas fortes têm coragem de dizer a verdade. Mesmo quando a verdade dói, os benefícios da honestidade são muito maiores do que a dor inicial de ouvir algo desagradável. Seja verdadeiro sempre. E guarde as desculpas para quando você realmente dizer algo errado.

domingo, junho 08, 2014 Comment0 Comments

Viver não é uma arte fácil.
Muitas vezes, o destino nos prega peças pelas quais não esperamos passar.
E quando a gente vê que deixou uma série de sonhos para trás para ficar com uma pessoa e bate aquele sentimento de dúvida se era a melhor coisa a ter feito.
Tento me consolar com uma frase de um de meus filmes prediletos: "não me arrependo de nenhum de meus erros. Se não os tivesse cometido, não teria me tornado a pessoa que sou hoje".
Será? Até que ponto vale à pena tentar?
Não sei de mais nada.
Só que sei que nada sei.
Só peço a Deus que me ilumine para tomar as decisões certas, que sejam melhores a todos.
Is that the same mistake again? I hope not!

Tenho apenas vivido. Pensar e sentir tem sido muito difícil.



domingo, maio 11, 2014 Comment0 Comments

Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.
Ele disse: – Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é Mau – É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego.
O outro é Bom – É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: – Qual lobo vence?
O velho índio respondeu: – Aquele que você alimenta!

quinta-feira, março 20, 2014 Comment0 Comments

Hoje, ao voltar para casa, fui surpreendido por um pensamento. Na verdade, não é bem um pensamento, mas sim, uma memória.

O ano é 2003 e o Brasil disputava o Pan Americano. Estava eu na antiga oitava série, hoje nono ano. Era um aluno muito disciplinado, sempre bastante estudioso e conivente com a minha situação. Minha missão era dar orgulho aos meus pais e, claro, ser uma pessoa com pensamento diferenciado.

Em meio a este contexto, eu me recordei de um pensamento da doce professora Cecília, com a qual eu muito me identificava. Dentre suas várias intersecções na nossa formatura, ela sugeriu a frase da nossa nada harmônica artisticamente camiseta comemorativa. Ficamos combinados em terminar aquele ano e ciclo com a frase “quantas vezes pensamos ter chegado, quantas vezes é preciso ir mais além”.

Confesso que quase onze anos depois é que fui realmente entender o real significado desta frase. Por várias vezes, pensei em já ter atingido um objetivo, cumprido uma meta pessoal ou profissional, mas eis que fui surpreendido pelo não, pelo ‘falta ainda muita coisa para fazer’.

Diante disso, poderia me curvar e até não querer fazer mais. Todavia, minha atitude, tem sido e sempre será contrária. Não sou de desistir jamais, por mais difícil que seja a tarefa. Confesso bastante interessante ter me explodido este pensamento justamente num dia em que a Alanis fez questão de me lembrar que se você vive, você aprende.


E a assim vou vivendo a vida: com vários caminhos para chegar, sempre aprendendo com a jornada e nunca desistindo, pois quem persiste alcança. E, meus sonhos , faço questão de realiza-los todos. Viver com força, objetivo e fé: receita completa para uma vida saudável. $

quinta-feira, janeiro 30, 2014 Comment0 Comments


A palavra é bem clara. Do latim ‘dubitare’, seu significado está atrelado a uma condição psicológica ou sentimento caracterizado pela ausência de convicção opondo-se à crença/fé e ao saber.

É muito difícil um ser humano não passar por isso. São várias situações do cotidiano que nos deixam assim, tais como dinheiro, problemas, amores, enfim, por variados motivos uma pessoa pode ter dúvidas.

Já dizia Aristóteles, que a dúvida é o princípio da sabedoria. Eu diria que é mais fácil duvidar a acreditar em algo. Eu tenho ainda tenho minhas indagações. Eu não gosto me sentir assim, mas sei que é necessário passar por determinados momentos para crescer.

Gosto muito de uma frase de Shakespeare, a qual afirma que as nossas dúvidas são traidoras e nos fazem correr o risco de perder coisas pelo medo de arriscar. Sentir dúvida é necessário, mas não a ponto de nos prejudicar.

Eu mesmo tenho tido muitas dúvidas em relação a muitas coisas e assuntos. Já pensei em mudar de país, planeta, profissão. Todavia, entre a dúvida e o ato de mudar há uma grande caminhada que se faz necessária. 

E assim a gente vai vivendo com dúvidas e certezas, em meio a trancos e barrancos, e buscando a completude da nossa felicidade. De certa forma, as dúvidas nos deixam mais sábios e mais aptos a enfrentar o mundo.

domingo, janeiro 26, 2014 Comment0 Comments

Bom, já passa das quatro da manhã e não tenho nenhum sono. O desejo de escrever me fala mais alto e por isso vou fazê-lo. Mr Brightside nunca esteve tão feliz como agora. Basta olhar em seus olhos para constatar. Mas o que seria a felicidade?

As pessoas hoje estão em uma intensa busca pela felicidade. O substantivo feminino vem da antiguidade latina. Como regista o Houaiss, felicĭtas,ātis 'felicidade, prosperidade, dita, ventura'; ver feliz-; f.hist. sXV felicidade, sXV felicidade. É um estado natural do ser humano e pode ou ser permanente. Não há sofrimento, nem júbilo. Eles se transformam em um pleno estado de alegria, ou em boa semiótica, em estado eufórico.

Retomando a Bíblia, Jesus Cristo disse que esse estado da alma só poderia ser atingindo pelo amor em harmonia em todos os níveis, inclusive no da felicidade individual. Já o positivista Augusto Comte enfatizou a ciência e razão como forma de felicidade. Mark, todavia, via na igualdade das classes sociais a forma plena. E por fim, Freud, pai da psicanálise, defendia que todo ser humano é movido pela busca da felicidade. Essa busca pode ser fadada ao fracasso, caso o sujeito não consiga ‘satisfazer’ suas vontades, atingindo felicidades isoladas e parciais.

Na nossa contemporaneidade, um vasto estudo sobre o tema foi publicado semana passada pela Universidade de Oxford. Foram encontrados, como formas de felicidade, capacidade de adaptação a novas situações, ausência de problemas, gostar daquilo que se possui, ser autoconfiante, entre outros.

Agora questiono o caro leitor: o que você tem feito para ser feliz? Será que a sua vida tem se guiado para o caminho ou se está vivendo de microfelicidades? Nunca é tarde para parar e recomeçar. Acredite em você, há chances de ser feliz. Todavia, só depende de você. Trace metas para sua vida. Realize atividades de que sente prazer. Esteja com pessoas que lhe ajudem a atingir este estado.

Não deixe sua felicidade passar despercebida. Só se vive uma vez e as chances de ser feliz não são tão grandes. Agradeço sempre a Deus por tudo que tem me proporcionado e as pessoas que têm colocado em meu caminho. Nunca se esqueça de agradecê-lo! E viva um dia de cada vez, pensando numa meta maior!

Quem quiser colaborar com os pesquisadores, há um questionário bastante interessante e rápido a ser preenchido: http://happiness-survey.com/survey/.

Seja feliz!