domingo, junho 02, 2013 Comment0 Comments


Já é outono! — Ma porque deplorar um sol eterno, se estamos empenhados na descoberta da claridade divina, — longe das gentes que morrem ao correr das estações.

...
E temo o inverno porque é a estação do conforto!
— Vejo às vezes no céu praias infinitas cobertas de brancas nações em festa. Uma grande nau de ouro, acima de mim, agita seus pavilhões multicolores sob as brisas da manha. Criei todas as festas, todos os triunfos, todos os dramas. Tentei inventar novas flores, novos astros, novas carnes, novas línguas. Acreditei adquirir poderes sobrenaturais. Muito bem! Devo sepultar minha imaginação e minhas lembranças. Uma linda glória de artista e de narrador perdida!
(Arthur Rimbaud, "Adeus", in Temporada no Inferno, 1873)



Eis que chega mais um inverno. Sei que ainda estamos no outono, mas a temperatura já está bem mais baixa do que o habitual. E começamos assim uma época singular.

O frio é muito apreciado por este autor. É uma época mais mágica, em que as pessoas se transformam. Nas ruas, todos são mais elegantes, até o pobre coitado que não tem uma residência fixa. Casacos, cachecol e luvas dão aquele toque especial, deixando áreas que são dominadas pelos calores infernais tão europeias.

Além disso, do que dizer das comidas? É muito mais gostoso se empanturrar agora, não é com qualquer coisa não, é de feijoada para cima. Ou como diz o meu colega Éder, Buchada só para começar bem. Dá muito mais prazer cozinhar e degustar. Basta alguns cliques no Instagram para vez as inúmeras fotos de comidas. Uma melhor que a outra!
Só tem um aspecto que me deixa mais triste nesta época: as redes sociais. Claro que o frio as pessoas ficam mais carentes. E muito mais! Quantas vezes eu li esta semana nas enquetes o que as pessoas querem ganhar de dia dos namorados. De longe, a resposta mais clicada é “um namorado”. Gente,  namorado (a) não dá em árvore,  não há plantação e nem fonte. 
Se você não fizer por onde, continuará nesta mesma situação melancólica e deprimente. É momento de agir, de retomar aquele contato esquecido há tempos, ou ainda de investir naquela pessoa por quem você tem uma queda. Este é o momento mais ideal para se arranjar, tanto por fatores climáticos, quando por astrológicos. Ambos influenciam demais nas emoções e deixam as pessoas mais sensíveis. E para quem já o é, como eu, a situação fica muito mais ainda. 


Tome cuidado para não ter momentos Adele. Aprendi que se a gente não se valorizar, quem o fará por nós? Levante a cabeça e comece a agir. The time is now! Já dizia Rimbaud em 1873, “É necessário ser absolutamente moderno.” E você, o é?
Bom inverno e boa sorte a todos! Até um dia...

Nota: este autor tem instagram. Meu usuário é icaro_luis. Sigo de volta!
Dica: as músicas francesas melancólicas são as melhores para enfrentar o frio! Carla Bruni está na minha top 3!

0 comentários:

Postar um comentário