quarta-feira, outubro 17, 2012 Comment0 Comments


A vida é engraçada. Quanto mais a gente pensa, mais a gente se confunde. Eu sou assim. Tem certos momentos que eu prefiro evitar o árduo pensamento, para evitar as nada amigáveis conclusões.

Nesses dias, me peguei pensando sobre as pessoas. É difícil saber o porquê das pessoas aparecerem na nossa vida. Eu mesmo me pergunto o porquê de todos esses milhares com quem me esbarrei na rua, ou que passaram de alguma forma pela minha vida. E no meu caso então, professor, foram tantos alunos nesses poucos anos de magistério.  Por que temos que encontrar pessoas? Por que muitas delas ficam no nosso pensamento por muito tempo, às vezes  nunca saem? Por que, por que, por que?

Realmente, é intrigante pensar nisso. Não sei exatamente o porquê, mas sei que cada um que passa pela gente tem algo a nos ensinar. Eu, por exemplo, resgatei certos valores que estavam aqui dentro em algum lugar somente com a moça simpática cujo carro eu bati. Aquela batida era para acontecer, pois ela tinha que me ensinar alguma coisa. E eu, certamente, a ensinei algo também.

A vida é assim, feita de encontros e desencontros, de aprendizagens e desaprendizagens. Os encontros têm que acontecer e sempre algo retiraremos deles, seja bom ou ruim. Temos, assim, que aprender a lidar com o outro e aprender com ele. Vivendo e aprendendo.

domingo, outubro 07, 2012 Comment0 Comments

Brodowski, 07 de outubro de 2012.


É justamente nesta data que a história da cidade começa a mudar. De qualquer maneira, teríamos um novo nome na administração municipal. De um lado, o nosso atual vice-prefeito, que durante toda a sua campanha se mostrou bastante insatisfeito com a atual administração e trazia como lema a mudança com responsabilidade. De outro, tínhamos um candidato com quase nenhuma experiência política, mas com grande experiência contábil-administrativa. Candidato pela terceira vez, ele trazia como lema “Brodowski quer mais”. E realmente quis, pois pela primeira vez na história da cidade, foi eleito um prefeito do PT, o senhor Elves Carreira, tendo como vice Borginho.

Claro, que ambos os candidatos tiveram poderosas coligações que lhe proporcionaram bons minutos na televisão e no rádio, assim como apoio de famosos políticos, como do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma, além do governador do estado de São Paulo, Geraldo.

Teremos agora um momento de transição em nossa cidade. Sai depois de 12 anos, ou seja, três mandados, os candidatos do lado do governo do estado. Todos esses anos muitos foram os desafios, como o crescimento desordenado da cidade no sentido Serrana, o aumento da criminalidade, a saúde e itens básicos, como água e o asfalto. Claro, não serei hipócrita ao afirmar que nada foi feito. Duas mudanças que muito me afetaram foram o recapeamento da região próxima ao cemitério, e também o problema da água. Já faz algum tempo que ela não falta aqui em casa. Antigamente, ficávamos mais cinco horas diárias sem ela.

Bom, o novo prefeito assumirá com muitos desafios, claro. Entre eles, posso citar o problema da saúde, diminuindo o tempo de espera de consultas com especialistas, bem como investindo mais.  Não sou especialista na área, nem utilizo o serviço público, mas pelo que ouço, sei que é preciso melhorias. Além disso, a nossa educação municipal precisa de creches e de melhorar os nossos níveis no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Certamente, a valorização do professorado e a implantação da gestão democrática, promessas de campanha do prefeito eleito, farão com a educação melhore em nossa cidade, atingindo níveis de países desenvolvidos. Acredito que as pessoas certas serão escolhidas para que esses e outros projetos sejam postos em prática.

Além disso, no próximo ano, a nossa cidade completa 100 anos. Ocasião bastante especial e merecedora de uma grande festa, que tem que ser planejada desde já. Também é necessário melhorias no Departamento de Cultura, visto que os eventos realizados não têm sido bastante freqüentados. Projetos culturais eficazes e regionalizados colocarão a nossa cidade em contato com a cultura, melhorando o conhecimento como um todo. Povo culto é povo estudado. Por isso, a articulação desses dois departamentos é de extrema importância para o desenvolvimento da nossa cidade.

Só citei alguns pontos que eu entendo e sei opinar sobre. Agora, nossa cidade terá um apoio maior do governo federal, por questões políticas. Repete-se aqui o cenário nacional, prefeito PT e vice PMDB, assim como presidente PT e vice PMDB. Apenas uma coincidência, mas que por razões políticas, pode ser muito bem aproveitada pela nossa futura gestão.

Gostaria de parabenizar o novo prefeito Elves, os vereadores eleitos e também ao Prof. Zé Luís, com quem tive a oportunidade de trabalhar por dois anos. Parabéns pelas campanhas. E muito sucesso à nova administração, fazendo de Brodowski uma cidade cada vez melhor de se viver.

E brodowskianos, vamos ficar de olho nos nossos governantes, para cobrarmos tudo o que foi prometido. Só assim teremos uma cidade melhor para todos!